Controlando computador em Home Office com o Blok Supreme Pro
Todos os recursos de rede do Blok são prontos para usar em uma rede local (LAN).
Mas é possível utilizar pela Internet também, com alguns requisitos.
VPN - A forma mais simples
Se os computadores da sua empresa estão configurados em uma mesma VPN, tudo fica mais fácil, basta instalar o Blok nos computadores e utilizar os recursos de rede como se estivessem numa rede local.
A solução mais simples então para controlar PCs em Home Office com o Blok é ter uma VPN, pois assim os PCs mesmo estando em locais diferentes, conectados na Internet, estão como se estivessem numa rede local (LAN). Existem várias soluções no mercado, até gratuitas, para se criar uma VPN, como por exemplo Radmin.
Então com uma VPN é só usar o Smart Panel ou os recursos de Servidor do Blok como se estivesse administrando ele em uma rede local.
Obs: Smart Panel é a ferramenta automática do Blok para administrar todos os PCs de uma rede de forma simples e fácil.
Mas se você não quer ou não pode utilizar uma VPN, ainda assim é possível utilizar os recursos de rede do Blok pela Internet com alguns requisitos e configuração especial na rede, veja o tutorial abaixo:
Acesso pela Internet direto
Você pode configurar o Blok da estação, do computador do Home Office (do funcionário), para se conectar com um servidor para o Blok na rede da sua empresa e obter as definições de bloqueios do servidor ou até mesmo gravar dados de históricos no servidor.
Dessa forma poderá controlar permissões e gerar relatórios de uso pelo Blok do servidor da sua empresa. Qualquer computador da rede pode ser um servidor, é só instalar o Blok Supreme Pro nele e pronto já poderá ser um servidor para o Blok na rede local.
Veja logo abaixo o que é necessário para que esse servidor esteja disponível pela Internet:
Requisitos
O Blok Supreme Pro é uma ferramenta muito segura, para poder utilizar dessa forma pela Internet deverá permitir esse acesso externo na rede para o Blok do servidor.
Para isso deverá ter:
- IP fixo na conexão de Internet da rede onde estará o servidor (IP fixo ou um serviço como NoIP);
- Configurar os redirecionamentos de porta necessários no roteador/modem da rede onde está o servidor;
Somente com esses requisitos e essa configuração especial é que o Blok do seu servidor poderá ser um servidor para o Blok das estações se conectarem à ele pela Internet.
Nas estações é muito simples, é só instalar o Blok Supreme Pro e ajustar opções para ele pegar as Opções, os Bloqueios e/ou gravar os dados doshistóricos no servidor.
Configurando a rede
O computador que será o servidor deverá ter IP fixo na rede local também, isso é necessário para que você possa configurar os redirecionamentos no roteador de forma consistente.
Então adicione redirecionamentos de porta (NAT) no roteador/modem da rede para o servidor, configurando para um intervalo de portas entre a 32420 até 32425 pelo menos.
Exemplo:
Supondo que o IP do servidor na rede local seja 192.168.1.5, o redirecionamento no roteador/modem será para o intervalo de portas da 32420 até 32425 e para o IP dele que é 192.168.1.5 (protocolo TCP).
Isso significa que as conexões que chegarem no modem nas portas 32420 até 32425 serão redirecionadas para o computador com o IP 192.168.1.5, que no caso desse exemplo é o servidor do Blok.
Configuração no Blok das estações
Nas configurações do Blok em Opções de Rede altere a opção para Um servidor nos grupos de configurações desejados.
Informe ali o IP da conexão de Internet da rede onde está o servidor (ou o IP local do servidor caso esteja numa VPN ou LAN):
Observação: Porta pode deixar o valor 0 mesmo.
Dessa forma o Blok da estação vai fazer uma conexão com a rede do servidor, com o servidor em questão devido ao redirecionamento de porta no roteador que faz o encaminhamento da conexão com o servidor.
Se tiver mais estações é só fazer igual, a configuração é a mesma em todas as estações.
Administrando no servidor
Poderá definir bloqueios por grupos de computadores no servidor. A ideia para isso é criar perfis de bloqueios diferentes no Blok do servidor, especificando em cada perfil os nomes dos PCs que vão utilizar o tal perfil de bloqueios.
Mais detalhes: Configurando perfis de bloqueios no servidor
Relatórios também podem ser gerados no servidor, mas isso caso você tenha ativado a gravação de históricos nas estações e configurado para gravarem no servidor. A ferramenta para gerar relatórios é o Visualizador de Históricos.
Se precisar de mais detalhes sobre esse assunto tem o tutorial Acesso pela Internet, ele explica basicamente a mesma coisa porém com mais detalhes.