A configuração dos bloqueios é feita no Configurador, então começe acessando as configurações:
O Configurador irá pedir a senha e então você verá a tela incial das configurações.
Para ver as opções dos filtros e então fazer os bloqueios clique no botão Bloqueios:
Modo bloqueio simples:
Bloqueando sites específicos
Na aba Filtro de SITES, ligue um dos filtros de sites com a opção Modo bloqueios simples e então digite na lista dos sites bloqueados os endereços que você quer que sejam bloqueados e no final clique no botão Aplicar para gravar e aplicar as alterações.
Não coloque http:// nem www, informe apenas a parte principal dos endereços.
Para bloquear o Facebook você pode digitar facebook.com ou apenas facebook, até poderia ser apenas face ou faceb e assim por diante.
No exemplo da imagem acima, o site do Youtube também será bloqueando, veja que tem o item youtube na lista. Então você pode fazer quantos bloqueios quiser, é só colocar um item embaixo do outro na lista.
Se desejar pode até usar o Assistente para escolher os sites a serem bloqueados. Para abrir o Assistente é só clicar no botão
Será exibida uma tela preta que vai listar os sites que estiverem abertos no navegador e então é só clicar no botão que tem na frente de cada item para adicionar o site na Lista dos sites bloqueados.
Para mais detalhes sobre o Assistente veja o tópico Assistente de bloqueios.
Modo bloqueio total
Bloqueando todos os sites e liberando somente alguns
O Filtro de Sites tem também o Modo bloqueio total, onde ele bloqueia todos os sites e então você escolhe quais sites o usuário poderá acessar.
Esse tipo de bloqueio é o mais indicado em uso empresarial e é também o tipo de controle mais simples para você configurar.
Veja o exemplo na imagem abaixo:
Liberando sites digitando diretamente o endereço do site na lista:
No Modo bloqueio total você pode liberar sites digitando diretamente na lista dos sites permitidos os endereços que você quer permitir. Qualquer outro endereço sempre será automaticamente bloqueado, assim o controle de sites acessados é muito mais eficiente.
Veja na imagem acima que também pode ser apenas parte dos endereços e não se deve colocar http nem www.
Liberando sites através do Assistente:
Se desejar pode até usar o Assistente para escolher os sites a serem permitidos.
Para abrir o Assistente, na tela do filtro é só clicar no botão
Será exibida uma tela preta que vai listar os sites que estiverem abertos no navegador e então é só clicar no botão que tem abaixo de cada item para adicionar o site na Lista dos sites permitidos.
Para que os sites apareçam no Assistente é preciso que sejam abertos no navegador, então é só ir acessando os sites desejados e depois voltar na tela do Assistente.
Para mais detalhes sobre o Assistente veja o tópico Assistente de bloqueios.
Liberando sites que faltou liberar e que já foram bloqueados
É comum esquecer de liberar algum site e ele acabar sendo bloqueado mais tarde quando o usuário tentar acessar. Para essa situação existe a ferramenta Notificações.
Então logo depois que o bloqueio ocorrer acesse a ferramenta Notificações.
Nela o boqueio que ocorreu estará descrito com detalhes, e haverá um botão para liberar por lá mesmo o endereço do site:
Se precisar mais detalhes sobre a ferramenta Notificações veja o tópico: Notificações
Bloqueios por horários (Horários de ativação)
Cada filtro tem a possibilidade de fazer bloqueios por horários, dessa forma você pode escolher em quais dias e horários o filtro estará ativado.
Para abrir a tabela de horários de ativação, na tela do filtro clique no botão
Para mais detalhes sobre como configurar horários de ativação veja o tópico Bloqueios por horários.
A importância do uso do Filtro de Programas
O Filtro de Programas é muito importante para garantir a confiabilidade dos bloqueios do Filtro de Sites evitando que instalem outros navegadores não compatíveis e até a segurança geral do próprio Blok.
Para mais detalhes veja o tópico A importância do Filtro de Programas.